top of page

Não espere a vida passar

Venho hoje fazer uma reflexão sobre uma cena que assisti a poucos dias na novela " A força do querer" de Glória Perez. Ok, você pode estar se questionando, as novelas estão cada vez mais violentas, sem conteúdo e chatas.

Sim a grande maioria das telenovelas vem apresentando conteúdos violentos e indigestos, porém esta novela possui um núcleo que ao meu ver é muito interessante para meu trabalho de Psicóloga e devido a isso resolvi refletir sobre essa cena.

Antes que você questione se sou noveleira ou não, respondo, NÃO, não sou noveleira, mas quando vejo reflexões como essa numa novela de horário NOBRE, sinto vontade de escrever e debater sobre uma cena que em especial me chamou a atenção.

Vou comentar rapidamente sobre a cena, uma filha conversando com o pai, sobre sua vida e o quanto não se sente encaixada, adequada devido ao alto grau de exigência da mãe que sempre cobrou demasiadamente dela para que fosse a filha perfeita, projeto mirim do sucesso, uma boneca, impecável, eis que essa filha cresce, vira uma jovem e quer sua liberdade, já não curte as maquiagens e laços enfeitados que a mãe insistentemente lhe colocava nos cabelos durante a infância.

Ao conversar com o pai a filha diz num ato de desespero que deseja sua vida de volta e quer morar sozinha, e o pai responde:

-"Ir para aonde? (responde o pai)

-"Para qualquer lugar longe daqui" ( diz a filha)

e o pai brilhantemente reflete, "Mas fugir de si mesma?, não adianta fugir de casa, você não irá resolver seus problemas.

A filha como toda adolescente se revolta e diz que o pai não quer ajudá-la, porém o pai percebendo o sofrimento psicológico da filha diz uma frase brilhante:

NÃO ESPERE A MINHA IDADE PARA SER VOCÊ MESMA!

Esse diálogo foi interrompido pela mãe, que obviamente queria participar da conversa por ser uma mãe abusiva, controladora e invasiva, ela projeta na filha tudo o que desejou no passado, porém ela não pergunta se a filha quer o mesmo, simplesmente obriga, impõe.

Esta reflexão da mãe deixemos para outro texto, hoje quero dar uma leveza ao texto e falar do personagem do ator Dan Stulbach, o pai, que sentindo a angústia da filha dá essa lição a todos nós, de que a vida passa muito rápido e quando percebemos chegamos a uma certa idade, infelizes, sem objetivos , desejos vivendo de ilusão a vida dos OUTROS.

Agora quero deixar esta provocação a você,

O QUE VOCÊ VEM DEIXANDO DE LADO?

QUAIS SÃO SEUS SONHOS SECRETOS QUE GOSTARIA DE POR EM PRÁTICA ?

Até o próximo texto!!!

Psicóloga Roberta C.Almeida

CRP 06/118096

atendimento presencial e orientação psicológica on line

crianças, adolescentes, adultos idosos e Orientação Profissional.

Palestrante/ministra workshops e cursos

adm Grupo Mundo da Infância

colunista sites:

o psicologo on line

Inovamente Psicologia

www.facebook.com/roberta.almeidapsicologaclinica

tel 011987046469 whats app

Apagar Responder Responder a todos Encaminhar

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page